quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

Depois de dois filmes românticos, o blog vai buscar a história de uma criança que nasce velha e com o passar do tempo vai rejuvenescendo. Sim, você pensou corretamente, nós falaremos sobre O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher. 

(DVD da Warner Bros)

Filmado com um orçamento de 150 milhões de dólar nas cidades de Nova Orleans, Montreal e Los Angeles entre 6 de novembro de 2006 até o termino das filmagens no dia 30 de maio de 2007. O filme foi baseado no clássico conto homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald.

A data da estréia nos cinemas é a de 22 de dezembro de 2008. E o filme não chegou a se pagar em território americano faturando $127,509,326 dólar, mas se recupreou ao redor do mundo com faturamento de $202,300,000 dólar totalizando uma arrecadação  mundial de $329,809,326 dólar.

A história desse filme é sobre uma pessoa que nasceu sobre circunstâncias incomuns, como é citado no filme, pois Benjamin Button nasce com um bebê enrugando como se sua pele fosse a de um homem de 80 anos de idade. É dessa maneira incomum que Button contará sua trajetória pelo mundo que passava pelo término da primeira guerra mundial.  

Uma das grandes críticas que esse filme sofreu foi o da comparação com Forrest Gump – Um Contador de História, pois ambos apresentam a narrativa semelhante. Para os que não se lembram, em Forrest Gump, a personagem principal apresenta uma característica que o difere dos demais em sua volta (ele apresenta um grau de debilidade) assim como Benjamin Button que já nasce com aparecia de velho. Ambos conhecem o mundo da segunda guerra mundial (se bobear em algum momento eles tiveram frente a frente). As duas mães (a de Forrest e a adotiva de Benjamin) dizem frases que os acompanharam pela vida inteira. Os dois têm um amor de infância que perdura por toda a sua vida. Há outras semelhanças como os dois terem crescido sem um pai (apesar de em Benjamin há uma figura paternalista). Ambos têm embarcação. Mas se uma comparação pode ser feita como lisonjeira é que tanto Benjamin Button quanto Forrest Gump têm histórias encantadoras.

Algumas pessoas se encantaram por apresentar uma visão de mundo que elas desejariam que é nascer velho, e conforme acumula experiência de vida vai se rejuvenescendo e assim quando estiver jovem o suficiente para usufruir do mundo não precisará cometer erros típicos de jovens.

O filme que contava a história de Benjamin Button foi elogiado pelos efeitos especiais e maquiagens tendo faturado o Oscar nessas duas categorias, além de uma terceira estatueta por direção de arte. Esta película teve 13 indicações (incluindo melhor filme, diretor, ator, e atriz coadjuvante) para o Oscar.

O DVD simples (que eu ganhei de presente de aniversário do meu amigo Jozefh) apresenta o aspecto de imagem 16x9 widescreen anamórfico . Audio em Português Dolby Digital 5.1 e Inglês Dolby Digital 5.1. Com legendas em Inglês e Português. O filme tem cerca de 165 minutos de duração. No quesito de extras, este DVD traz apenas comentários do diretor, mas não contém legendas nos comentários. A classificação indicativa do filme é de não recomendado para menores de 12 anos por conter cenas de consumo de drogas lícitas e insinuação de sexo. Como podemos ver em relação a extras a edição simples é nula, mas há também no mercado uma edição especial contendo dois discos (um exclusivo para os extras que faltaram nessa versão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário